A Ozonoterpia é uma terapia de medicina alternativa que recorre ao ozono - uma molécula composta por três átomos de oxigénio (O3).
Facilmente assimilado pelo corpo humano, a molécula extra de oxigénio presente no ozono separa-se, deixando apenas o O2 que é a forma molecular presente no ar que respiramos. Esta separação do ozono permite, em simultâneo, elevados processos de oxigenação e de oxidação, que se revelam eficazes no tratamento de uma enorme variedade de patologias.
O ozono possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias , drenantes, oxigenantes, antioxidantes e anti-radicais livres, o que faz da Ozonoterapia um tratamento de medicina alternativa versátil e cada vez mais popular e eficaz, existem vários processos de aplicação da Ozonoterapia, sendo uma das mais populares por via intravenosa.
Um método que tal como o nome indica, o ozono é injectado na zona local, subcutânea da pele.
Um método inovador, indolor para o paciente, que mistura o oxigénio medicinal com o ozono e é absorvido pela mucosa intestinal em segundos. Este procedimento de insuflação retal está direcionado para o tratamento inflamatório do intestino, fiscula intestinal, potencia o sistema imunitário, Síndrome de fadiga, combate radicais livres, Acne e rendimento desportivo. É a técnica menos evasiva, bem tolerada e com grande capacidade de absorção.
O processo passa por extrair sangue venoso que depois de tratado com Ozono medicina, em recepiente próprio e esterelizado e após mistura/hemo-diluição é reintroduzido no paciente. Esta técnica é especialmente aconselhada para pós quimioterapia combate anemia, síndroma de fadiga, doenças Alzaimer , Parkison, potencia sistema Imunitário, processos inflamatórios e Colesterol. para revitalização geral, particularmente útil para atletas, para maior rendimento desportivo, e no tratamento de problemas circulatórios.
A metodologia é extrair sangue do paciente, trata-lo com Ozono medicinal e administrar de forma intramuscular. Pode ser usado em processos inflamatórios.
A Ozonoterapia é uma técnica em que o ozono é infiltrando na área ou músculos afetados para eliminar a sensação de dor e diminuir a inflamação.
O processo passa por introduzir um saco na zona infectada insuflando-o com ozono medicinal. Muito utilizado no tratamento de Ulceras em diabéticos.
A Ozonoterapia é praticamente isenta de efeitos secundários. Não tem interação medicamentosa com fármacos, seja, convencionais e/ou homeopáticos, ou outros tipos de terapias. Deve no entanto atender-se a que o equipamento gerador de ozono clínico deve ser de alta qualidade, de forma a gerar as concentrações de ozono correctas em unção de cada patologia.
Além dos equipamentos clínicos especializados, é necessário um perfeito conhecimento das várias técnicas de aplicação para que se tenha a noção exacta das quantidades e concentrações de ozono a serem utilizadas de forma a assegurar a máxima eficiência do tratamento.